Pesquise Temas do Blog Aqui:

Translate/Tradutor:

Novidades em Educação Contemporânea:

Síntese de Alguns Aspectos da História da Educação - Prof. Jorge Schemes

Trabalho de História da Educação II 2ª Parte


Trabalho de História da Educação II 2ª Parte

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO – ACE
FACULDADES GUILHERME GUIMBALA – FGG
CURSO DE PEDAGOGIA – 2º PERÍODO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSOR: JORGE SCHEMES


TRABALHO DE PESQUISA – 2ª Parte


Requisito 01:
O trabalho é individual e deve ser manuscrito.

Referência Bibliográfica para Pesquisa:
CAMBI, Franco. História daPedagogia. São Paulo; UNESP, 1999, págs. 85 a 192.

1. Quais foram os impactos da cultura helenística em Roma e o que mudou na pedagogia? 
2. Defina as características da “humanitas” (Paidéia) para os seguintes filósofos: a) Cícero. b) Varrão. c) Quintiliano. d) Epicteto. e) Sêneca. f) Marco Aurélio.
3. Quanto aos graus, quais as características da escola em Roma?
4. Quanto às classes sociais, como estava dividida a escola em Roma?
5. Descreva como foi a relação de poder entre a cultura pagã e a cultura cristã, e como isso afetou a educação.
6. Descreva a nova Paidéia Cristã e como era o seu currículo.
7. Defina como era a nova Paidéia Cristã dos seguintes filósofos: a) Tertuliano. b) Clemente e Orígenes. c) Padres Capadócios. d) Jerônimo.
8. Descreva as características do Monasticismo como uma escola a serviço de Deus.
9. Quais papéis a cultura cristã atribuiu à família, à mulher e à infância?
10. Descreva a pedagogia de Santo Agostinho.
11. Qual o modelo da escola na Idade Média e o que mudou hoje?
12. Qual a concepção de Homem e de mundo no período medieval e como isso afetou a educação Ocidental?
13. Quais as características da educação na Alta Idade Média?
14. Quais as características da Baixa Idade Média e suas implicações na educação?
15. Descreva os principais efeitos históricos e filosóficos da Idade Média para a época Moderna.
16. O que foi a Escolástica?
17. Sintetize o pensamento dos seguintes filósofos: a) Abelardo. b) Hugo de Saint-Victor. c) Tomás de Aquino. d) Boaventura de Bagnoregio. e) Francisco Petrarca. f) Dante Alighieri.
18. Assista o filme: “Lutero” e faça um breve relatório, destacando aspectos relacionados ao contexto cultural e educacional da época.
19. Assista o filme: “Marco Polo”, ou o filme: “Em Nome de Deus” (Heloísa e Abelardo) e faça um breve relatório, destacando aspectos relacionados ao contexto cultural e educacional da época.

Requisito 02:
O trabalho deve ser entregue até a penúltima aula do Bimestre, em mãos, em sala de aula para o professor. Após a data estabelecida o trabalho não será mais aceito.

 Avaliação:
O trabalho completo valerá 20 pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!